sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Dica de Livro - O Peregrino - John Bunyan

             O Peregrino - A Viagem do Cristão da Cidade da Destruição para a Jerusalém Celestial é o segundo livro mais publicado do mundo com uma estimativa de até 2012 de mais de 900 milhões de cópias vendidas em todo mundo.
              Foi escrito pelo pastor batista John Bunyan e publicado em 1678 a primeira parte e depois a segunda em 1684 e tão somente reunidas em único título em 1728, Bunyan teve pouca instrução acadêmica, mas pela graça de Deus tornou-se um pregador exímio da palavra de Deus.
              Acabou sendo levado a prisão devido a confrontar muitos dos erros que via em sua época e foi em seu período de encarceramento que Bunyan escreveu sua obra prima. O texto trata de uma alegoria da vida cristã.
               Bunyan relata, no prefácio e no posfácio, que escreveu O Peregrino como uma forma de alerta aos perigos e vicissitudes enfrentados na vida religiosa por aqueles que seguem os ensinamentos bíblicos e buscam um caminho de perfeição para alcançar a coroa da Vida Eterna, citada no livro do Apocalipse na Bíblia. O Peregrino tenciona levar o leitor a refletir sobre como deve ser vigilante na vida terrena, simbolizada pela jornada de Cristão.
                A história narra a a vida de Cristão, um homem que ao conhecer as palavras do Livro Sagrado se depara com a realidade de destruição que o aguarda, Bunyan narra todas as aventuras e desventuras da caminhada de Cristão traçando uma analogia perfeita com a caminhada que nós cristãos temos na terra.
                É delicioso encontrar em cada personagem do livro um pouco de nós mesmos, é incrível com Bunyan escreveu o livro a 300 anos mais o mesmo continua atual, parece que o autor escreveu o livro no dias de hoje, é um choque deparar se com personagens como Loquaz e Ignorância, parece que Bunyan foi no culto ontem e escreveu sobre eles.
               Segue a baixo duas transcrições de  passagens do livro para deixá-los com vontade de ler na integra:

"       Obstinado: - E o que são as coisas que você busca, já que deixou o mundo todo para procurá-las?
         Cristãos: - Busco uma herança incorruptível e imaculada, que jamais se desvanecerá, seguramente guardada no céu, para ser entregue, no tempo estabelecido, a todo aquele que diligentemente a buscar. Leia se quiser, aqui em meu livro.
         Obstinado: - Oh bobagem! Fora com esse livro! Vai voltar conosco ou não?
         Cristão: - Não, porque agora já pus a mão no arado."  

"    Os peregrinos indagaram: - O que faremos na Cidade Santa? - Vocês receberão as recompensas por todas as suas labutas - Informaram eles. - E terão alegria por todos os seus sofrimentos. Colherão o que semearam: o fruto de todas as suas orações, lágrimas, e de tudo o que sofreram pelo Reino no caminho. Vocês servirão continuamente, com louvor e ações de graças, ao Rei que desejaram servir fielmente no mundo, mesmo enfrentando tantos problemas por causa da pecaminosidade da carne."

          Com certeza uma leitura fundamental para os cristãos, que além de conhecer a história de Cristão irão  conhecer mais sobre a caminhada do servo fiel aqui na terra.

Espero que gostem da dica de livro.

Paz do Senhor a todos!!

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do conteúdo?Comente,sua opinião é muito importante!