sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Humildade - A Grande Virtude - 1ª -Parte

Humildade
1 Pe - 5;16
"Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido."

         A palavra humildade significa terra fértil, vem da palavra húmus que significa : solo sobre nós. A palavra humilde é um adjetivo de dois gêneros que descreve alguém que dá aparência de humildade.              Uma pessoa humilde é uma pessoa modesta, simples, submissa, recatada que se curva por sentimentos de fraqueza ou modéstia. Humilde é uma palavra com origem no latim humilis, que significa “que fica no chão, que não se ergue”, o que mais uma vez explica o significado da palavra.
           A humildade é uma virtude das mais difíceis de se encontrar pois muitas das vezes se contrapõe com outras virtudes, por ser uma virtude que deve aparecer para Deus e não para os homens é uma virtude muita vezes difícil de se gerar. Humildade é abnegar-se da honra, abrir mão dos aplausos, esvaziar-se de si mesmo é também reconhecer que é Deus que faz todas as coisas e a honra e a glória é dEle e tão somente dEle.


(Ler 2ª Parte / Ler 3ª parte)
Reconhecer seus pecados é Humildade.
Lc - 18; 9 ao 14

"9 A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola:
10 "Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano.
11 O fariseu, em pé, orava no íntimo: 'Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano.
12 Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho'.
13 "Mas o publicano ficou a distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: 'Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador'.
14 "Eu digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado".

             Nesta clássica parábola Jesus vem nos mostrar que quando reconhecemos nossas fraquezas é que somos perdoados, mostra nos que somente reconhecendo que sem Ele nós não somos nada e que somos totalmente dependentes do amor de Deus.
              Na parábola Jesus apresenta aos discípulos dois personagens bem distintos, o fariseu  e o publicano. A palavra Fariseu tem o significado de "separados", " a verdadeira comunidade de Israel", "santos", Fariseus eram um dos partidos políticos contemporâneos de Jesus, para entendermos melhor quem eram os fariseus precisamos sabe que eles acreditavam ser o supra sumo da sociedade judaica, tinham a pretensão de ser o grupo acima dos outros grupos, quer sejam romanos ou compatriotas, os Fariseus se julgavam melhores que todos os outros. Fica claro na parábola quando o mesmo tenta se justificar perante Deus mostrando ser diferente ( em sua visão melhor ) que os outros, versos 11 e 12.
             O Fariseu tem uma atitude soberba, se apresenta justificado perante a Deus fazendo inútil a justificação que vem dos céus, o Fariseu erra pois acredita que suas virtudes vem de si mesmo e não de Deus, roubando a glória do Pai, usurpando a posição de Deus e erra também ao se considerar superior ao humilde Publicano, se colocando como superior ao mesmo julgando o Publicano inferior devido ao seus pecados, não sabendo ele que quem desceria dali justificado pelo Senhor era o pobre pecador Publicano.
             Os Publicanos eram os coletores de impostos daquela região, havia muito preconceito para com os Publicanos pois esses trabalhavam para Roma a nação que estava dominando Israel nesse momento, eram visto por todos com muito preconceito, seja ele religioso ou xenófobo. O Publicano entra na presença do Pai da forma que O agrada, o Publicano se apresenta como realmente somos, pecadores e falhos, totalmente dependentes de Deus sem o qual não teríamos nunca a justificação de nossos pecados e estaríamos condenados ao fogo eterno.
           
Fariseu e Publicano
          No verso 13 o Publicano se humilha perante o Deus que tudo pode reconhecendo sua total dependência do Pai, ele coloca Deus em seu devido lugar, ele mostra a nós que só o Senhor pode perdoar pecados, não se importando com seu cargo, com suas virtudes nem com nada ao seu redor, ele simplesmente se joga perante aos pés de um Deus amoroso e misericordioso e reconhece o quão pequeno ele é, e por isso alcança do Senhor a justificação, no verso 14, onde Jesus mostra aos discípulos que o Pai que o enviou não tolera soberbos, não tolera Fariseus e AMA os que se humilham perante Ele reconhecendo que Ele é Deus e não há outro.
             Esse partido "Fariseu" não pode estar na Igreja de hoje, não podemos agir como esse soberbo partido político que se julgava superior aos demais, a Igreja de Cristo é formada de Publicanos, que se prostram perante ao Pai e reconhecem que nada são, ajudando se mutuamente a alcançar o alvo que é Cristo Jesus, não há mais espaço para sepulcros caiados, nem para pessoas que tem aparência de, sendo que  por dentro não são, precisamos ser como o Publicano nos achegando a Deus com toda sinceridade, sempre tendo nossos irmão como superiores a nós como nos diz a Palavra de Deus em Filipenses 2;3

Fp - 2;3
"Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos."
           

(Ler 2ª Parte / Ler 3ª parte)

Desapego material é Humildade.
Mt - 19; 16 ao 30

"16 Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: "Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna?"
17 Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos".
18 "Quais?", perguntou ele.
Jesus respondeu: " 'Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho,
19 honra teu pai e tua mãe' e 'Amarás o teu próximo como a ti mesmo'".
20 Disse-lhe o jovem: "A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda?"
21 Jesus respondeu: "Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois, venha e siga-me".
22 Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.
23 Então Jesus disse aos discípulos: "Digo a verdade: Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus.
24 E digo ainda: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus".
25 Ao ouvirem isso, os discípulos ficaram perplexos e perguntaram: "Neste caso, quem pode ser salvo?"
26 Jesus olhou para eles e respondeu: "Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis".
27 Então Pedro lhe respondeu: "Nós deixamos tudo para seguir-te! Que será de nós?"
28 Jesus lhes disse: "Digo a vocês a verdade: Por ocasião da regeneração de todas as coisas, quando o Filho do homem se assentar em seu trono glorioso, vocês que me seguiram também se assentarão em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
29 E todos os que tiverem deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por minha causa, receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna.
30 Contudo, muitos primeiros serão últimos, e muitos últimos serão primeiros."

             Nessa passagem veremos a história do homem rico que procurando salvar-se, foi confrontado com algo que não estava preparado para fazer, cumpridor de toda a lei o homem rico não estava preparado para abrir mão de seus bens materiais! 
             
(Ler 2ª Parte / Ler 3ª parte)

          Quando lemos o trecho "dificilmente um RICO entrará no Reino"(vs 23) , O Mestre não está falando de pessoas prósperas, Jesus está falando de pessoas que amam o dinheiro, pessoas que idolatram a Mamon, pessoas que ajuntam tesouros na terra e não no céu.
           
 Infelizmente hoje nas Igrejas Mamon tem usurpado na vida dos cristão o lugar de Cristo Jesus, será que os tele evangelistas famosos de nossa nação estariam dispostos a vender tudo que tem e seguir Jesus?, será que nós estamos prontos para abdicar dos tesouros dessa terra e a alcançarmos tesouros nos céus?
            Essa religião que esses homens vivem e pregam não se assemelha ao chamado que Cristo Jesus tem para nós, em Lucas 9;3, Jesus dá uma instrução aos discípulos sobre como proceder na obra o texto diz o seguinte:


 "3 E disse-lhes: "Não levem nada pelo caminho: nem bordão, nem saco de viagem, nem pão, nem dinheiro, nem túnica extra."

             Nos dias de hoje não é isso que tem acontecido, na verdade os líderes religiosos tem pregado exatamente o contrário dessa Palavra, há hoje uma enorme preocupação com bençãos materiais, dentro da Igreja onde deveríamos ensinar a abrir mão das coisas dessa vida para ganhar a vida eterna, está se ensinando fórmulas mágicas para se ajuntar tesouro no local onde a traça pode corroer e o ladrão roubar.
             Não sou contra ser abençoado financeiramente, sou contra pensarmos somente no nosso bem estar, a Bíblia deixa claro que devemos nós nos ocuparmos das coisas do Reino deixando que Deus nos conceda aquilos que necessitamos, a instrução não é de corrermos atrás das bençãos e sim de que nós corramos pelo Reino enquanto as bençãos corram atrás de nós. Leia Lucas 12; 29 ao 34
            Outra questão que não pode ser deixada de lado e que também não sou contra é que o obreiro é digno de seu salário, um homem de Deus ter seu sustento da obra é algo Bíblico e se o é, é  um conceito imutável assim como Deus O é. O problema está na ganancia, muitos homens de Deus durante sua jornada foram seduzidos por Mamon, amando mais o dinheiro do que a obra de Deus, homens que começaram sua jornada almejando o tesouro do alto, porém ao passar do tempo foram levados a almejar os tesouros desta terra.
             São exploradores, mal administradores do Dízimo do Senhor, que enriquecem, e lucram com o dinheiro do Senhor, gananciosos, interessados em dinheiro dos fiéis e não em suas almas, verdadeiros lobos em pele de pastor, criando cada vez mais tempos maiores para receberem cada vez mais dízimos, inchando os templos e esvaziando a cabeça das pessoas, brincando de evangelho para seu benefício próprio, não sabendo que Jesus está voltando e o fim está próximo.

(Ler 2ª Parte / Ler 3ª parte)
          
Para exemplificar temos um exemplo que acontece nos dias de hoje, onde temos uma guerra "santa" pelo dízimo alheio, oriundo da Igreja Universal o Bispo Waldemiro abriu uma outra Igreja tão grandiosa quanto, a Igreja Mundial do poder de Deus, porém seu antigo líder, Edir Macedo, ficou muito chateado com essa situação e ao ver seu antigo discípulo crescer e competir pelos bolsos do fiéis com ele começou uma verdadeira guerra "santa" contra Waldemiro. O sr.Edir Macedo comprou ao dobro do preço todos os horário que o sr.Waldemiro tinha na televisão tentando assim calar o "adversário" na guerra "santa",não obstante a isso chegou ao ponto de, acreditem só, em uma de suas entrevistas com satanás (sic!) perguntar quem fazia os milagres na Igreja do concorrente, e adivinhem a resposta de satanás para o obreiro da Universal? Isso mesmo o chifrudo assumia ali ao vivo os milagres feitos na igreja Mundial.
             Veja aqui ponto chegamos, uma determinada denominação forjando uma entrevista com satanás para denegri outra, tudo por causa do dinheiro, não podemos aceitar isso, temos que nos santificar e afastarmo-nos do pecado da ganancia, além de estarmos ligados em pastores que só estão interessados em dinheiro e não na salvação dos fiéis.

Essa é a primeira parte de três da reflexão - Humildade a Grande Virtude
(Ler 2ª Parte / Ler 3ª parte)
Paz do Senhor a Todos!


         


            


0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do conteúdo?Comente,sua opinião é muito importante!